terça-feira, 12 de julho de 2011

LINUX

O termo Linux vem da junção dos palavras LInus e Unix; a primeira é o nome do primeiro desenvolvedor do Linux: Linus Torvalds e a segunda palavra se refere a um sistema operacional utilizado em computadores de grande porte na década de sessenta. O Unix tem origem no Multics, este sistema foi projetado no MIT pela General Eletric juntamento com a Bell Labs e AT&T. Ken Thompsom; um pesquisador do Multics que trabalhava na Bell Labs, após a retirada da Bell labs do projeto Multics, continuou seus estudos como sistema. A idéia de Ken Thompsom era continuar criar algo menor que o Multics, mas que conservasse as idéias básicas do sistema. A partir daí, começa a saga do sistema Unix. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs,
Foi Brian Kernighan que batizou o sistema de Unix. Em 1973, outro pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, rescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível, chamada C, desenvolvida por ele mesmo. Por causa disso, o sistema passou a ter grande aceitação por usuários externos à Bell Labs.
O Unix, é um sistema operacional muito caro e é usado em computadores poderosos (como mainframes) por diversas multinacionais.
O Linux tem origem no Minix sistema que tem origem em uma versão do Unix, porém, gratuita e com o código fonte disponível. Isto quer dizer que qualquer pessoa pode fazer alterações nele. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do “zero” e apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhuma linha de código da AT&T e assim pode ser distribuído livremente.
Então, “entra em cena” Linus Torvalds. Ele era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Filândia e em 1991, por hobby, Linus decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. Para divulgar sua idéia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet). A mensagem pode ser vista no final deste artigo. No mesmo ano, ele disponibilizou a versão do kernel (núcleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando até que em 1994 disponibilizou a versão 1.0. O Linux é um sistema operacional livre e é uma re-implementação das especificações POSIX (padronização da IEEE, Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) para sistemas com extensões System V e BSD. Isso signfica que o Linux é bem parecido com Unix, mas não vem do
mesmo lugar e foi escrito de outra forma.